Dengue tipo 4: "vai chegar ao RN e com muita força" afirma infectologista


Os números de dengue no estado aumentaram mais de 700% em 2011, em relação ao mesmo período de 2010, e os hospitais começam a lotar. Se o cenário já não é positivo, uma má notícia piora ainda mais a situação: o surgimento de casos da dengue tipo “4” espalhados por todo o Brasil.
De acordo com o infectologista Luiz Alberto Marinho, só não se sabe ainda quando esse novo sorotipo irá atingir o RN, mas é possível ter duas certezas a respeito: “vai chegar e com muita força”. A expectativa do especialista é que aumente não só a ocorrência da chamada dengue clássica, como também amplie  o riscos de os potiguares sofrerem com a dengue hemorrágica.
Mesmo ainda sem o surgimento do novo sorotipo no RN, os números dos hospitais confirmam um crescimento acelerado da epidemia.
Apesar de notícias do surgimento da dengue tipo “4” em estados como Bahia, Piauí e Rio de Janeiro já terem sido divulgadas, até a última quarta-feira o Ministério da Saúde reconhecia oficialmente apenas os casos no Amazonas (11), Pará (3) e Roraima (4), pois já foram confirmados pelo Instituto Evandro Chagas. Os dois casos do RJ foram analisados pela Fiocruz e os dos dois estados nordestinos ainda estão sob análise.
Pessoas que já sofreram com dengue dos tipos “1”, “2” ou “3” podem não só pegar a dengue do tipo “4”, como também desenvolver a doença de forma mais grave. O vírus “4” não é mais agressivo, porém a população brasileira não está imune, já que o sorotipo não circula no Brasil há 28 anos.
Os casos mais recentes começaram a aparecer no estado de Roraima, em julho do ano passado. Em janeiro e fevereiro de 2011, 82% da dengue confirmada no Brasil foi do tipo “1”.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário!

Tecnologia do Blogger.