Alunos do 9º ano da Escola Estadual 29 de Março escrevem artigo sobre “a constante falta de água no município de Portalegre-RN é um problema de ordem pública ou de cada cidadão?”


Artigo de opinião escrito por alunos do 9º ano, da Escola Estadual 29 de Março, do ano de 2016, com relação a seguinte problemática: “a constante falta de água no município de Portalegre-RN é um problema de ordem pública ou de cada cidadão?”

Falta de água: um problema de todos

Muito se tem discutido, recentemente, acerca da crise hídrica que vem afetando várias cidades do Rio Grande do Norte, dentre elas, destacando-se a vivenciada pelo município de Portalegre-RN nos últimos meses. Uma das maiores preocupações de grande parte dos habitantes dessa cidade é como solucionar esse problema ou conviver melhor como ele, o que implica em questionar se esse problema é de ordem pública ou de cada cidadão portalegrense. Diante dessa problemática, afirmamos que a crise hídrica é um problema tanto da gestão municipal e da CAERN quanto de cada cidadão.

Nos últimos meses, algumas medidas emergenciais para lidar com a falta de água têm sido tomadas, como por exemplo, o abastecimento através de carros-pipa, principalmente, para as zonas rurais do município; e também o abastecimento da zona urbana por meio da Adutora Alto Oeste, que capta água potável da Barragem de Santa Cruz, Apodi-RN. Apesar dessas medidas e tendo em vista a falta de chuvas na região da serra de Portalegre, continuamos a enfrentar problemas relacionados a falta de água, por isso pensamos que para lidar com a crise hídrica instaurada seja necessário a intervenção do poder público, ou seja, da gestão municipal, no sentido de propor um planejamento para o uso da água, bem como para, juntamente com a CAERN, organizar uma distribuição de água portável que seja compatível com as necessidades dos portalegrenses, e ainda a consciência de cada cidadão quanto ao uso da água.

A gestão municipal tem se mostrado bastante preocupada em agir para garantir o acesso de água portável à população de Portalegre. Em participação em uma mesa redonda realizada no dia 15 de dezembro de 2016 sobre o assunto, o prefeito municipal, Neto da Emater, reafirmou o seu interesse em, juntamente com a CAERN e com a Defesa Civil, manter o repasse da água vinda da Barragem de Santa Cruz para toda a extensão da zona urbana, bem como em distribuir, para a zona rural, água de boa qualidade, tentando garantir a toda a população portalegrense acesso a agua potável.

A cada cidadão cabe usar a água de forma consciente e, para isso, é necessário: evitar o desperdício, ter cuidado em deixar torneiras bem fechadas, e planejar o uso da água nos ambientes domésticos para não correr o risco de ficar sem água antes de ela ser distribuída novamente. Além disso, a população deve ser parceira do poder público e da CAERN, colaborando com a correta distribuição e uso da água.

Diante do exposto, podemos concluir que a crise hídrica em nosso município é um problema de todos os cidadãos portalegrenses, bem como do poder público, incluindo os poderes executivo e legislativo. Isso porque a cada parte cabe medidas específicas para amenizar esse problema e/ou melhor conviver com ele, haja vista que enquanto não tivermos os nossos índices de chuvas regularizados é preciso otimizar o uso e a distribuição da pouca água potável de que dispomos para nossas necessidades vitais.


Alunos do 9º ano (2016), da Escola Estadual 29 de Março.


Artigo enviado pela professora Jaciara Aquino de um trabalho memorável feito pela professora com seus alunos do 9º ano.
Aqui ficam os parabéns do blog à professora pela brilhante iniciativa!!!

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário!

Tecnologia do Blogger.