Veja se o seu candidato seria mais um corrupto na sua cidade.


Veja se o seu candidato seria mais um corrupto na sua cidade, pois vou publicar hoje aqui,  o que disse o colunista Jorge Antônio. Ou seja, as principais características que se considera indicativas de quem um candidato ou político esteja envolvido em falcatruas visando o próprio bolso ou de sua quadrilha.

Apesar da percepção que temos da corrupção como sendo algo nocivo e criminoso, para muita gente ainda é difícil se livrar de suas teias, seja por desconhecimento ou mesmo por interesses pessoais. 

Sem contar o fato de que o corrupto em geral é boa-praça, pai/mãe e avô/avó de família como outra pessoa qualquer, tem uma lábia que o/a apresenta até como inimigo da corrupção, pois sua especialidade é realmente seduzir e dominar as consciências. 

Com certeza todo corrupto apresenta alguma ou várias delas:

1) Evolução patrimonial constante sem base em atividade profissional lícita ou herança familiar comprovada na Justiça.

2) Sinais exteriores de riqueza, como carros de luxo, imóveis em áreas nobres de sua cidade e/ou no exterior, viagens milionárias - às vezes a custa de diárias pagas pelo contribuinte. 

Tudo sem qualquer lastro em trabalho ou atividade empresarial que justifique os bens e a movimentação financeira.

3) Parentes beneficiados por viagens nababescas, presentes caros e filhos matriculados em escolas ou faculdades para pessoas de alto poder aquisitivo.

4) Movimentação financeira ou padrão de vida incompatíveis com os ganhos como servidor ou profissional.

5) Uso da de parentes para ocultar bens e riquezas, o que deveria obrigar aos candidatos honestos a passarem a apresentar a declaração de renda de cônjuges e parentes em primeiro grau.

6) A prática do nepotismo, contratação de parentes em cargos públicos.

7) A rede de amigos e patrocinadores, que podem estar envolvidos com atos ilegais, ilegítimos ou antiéticos, assim como a conivência com a atitude deles, o velho "rouba, mas faz".

8) As anotações criminais, processos na Justiça e nos Tribunais de Contas ou mesmo investigações jornalísticas que levantem suspeitas sobre a conduta da pessoa, de seus negócios e/ou da seu envolvimento em licitações fraudulentas ou desleixo no trato da coisa pública.

9) A postura absolutamente relaxada diante de obrigações como o pagamento de impostos, de dívidas e simples multas de trânsito.

10) Informalidade no trato com as finanças, evitando contas bancárias e usando muito dinheiro em espécie.

11) A obtenção de uma rede de pessoas influentes em diversas esferas de poder público ou privado, autoridades policiais e do Poder Judiciário, que facilitem suas atividades e o blindem no momento de dificuldade ou de exposição de suas atividades suspeitas ou flagrantemente ilícitas.

12) Demonstração de desprezo diante da possibilidade de eficácia da Justiça, das instituições e órgãos públicos fiscalizadores, da legislações e até de códigos de conduta ética.

Nenhuma pessoa de bem e em sã consciência seria capaz de votar num candidato corrupto. 


Por Edielson Soares

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário!

Tecnologia do Blogger.