Você que come muito ovo veja aqui alguns cuidados que deve ter e evitar sérios problemas



Segundo a Agência  Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as embalagens de ovos deverão conter advertências quanto ao preparo e consumo dos ovos, como por exemplo: “O consumo deste alimento mal cozido ou cru pode causar problemas à saúde” e “Manter este alimento preferencialmente refrigerados”. Ainda segundo a Anvisa o ovo é um alimento muito importante visando o lado nutricional, assim não devem ser evitados, mas necessitam de alguns cuidados para não resultar em problemas à saúde.
Um problema que o ovo pode trazer ao indivíduo que ingeri-lo cru ou mal cozido é a salmonelose, que nada mais é do que uma infecção que tem como causador a bactéria salmonela SP. Os principais sintomas desta infecção são: vômitos, calafrios, diarréia e dores abdominais, sendo que este tipo de infecção é mais comum em alimentos que tem origem animal como: carnes, leites, ovos. Esta bactéria oferece inúmeros recursos à saúde, no qual pode ser de diversos tipos e espécies, assim podem resultar em diferentes quadros clínicos.
Assim, para evitar a contaminação da salmonelose, é preciso seguir alguns cuidados referentes ao manuseio dos ovos, como:
-Lavar bem as mãos e utensílios após a utilização de ovos crus.
-Cozer bem os ovos.
-Evitar a ingestão de alimentos que possuem em sua receita ovos crus, como gemada e maionese caseira.
-Não utilizar os mesmos utensílios para a preparação de alimentos cozidos ou crus.
-Mesmo que estejam quentes, é indicado que você guarde os alimentos na geladeira.
-Evitar o contato dos alimentos com animais como: roedores, aves e insetos para evitar a contaminação por bactérias.

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário!

Tecnologia do Blogger.