Por que será que você se arrepia as vezes? Veja a resposta aqui.

Sempre pensando em algo novo e estranho para dividir com os leitores do BlogDicas.net, comecei a pensar em algo diferente e realmente curioso, veio a cabeça a estranha sensação de arrepios, o que será que são arrepios? Qual sua função? Por que isso ocorre de vez em quando? Enfim, de acordo com minhas pesquisas, o arrepio PE nada mais do que uma função do organismo humano, no qual é uma resposta natural ao frio, assim quando a temperatura interna cai, é disparado o reflexo de arrepio. O arrepio acontece devido aos órgãos vitais que começam a tremer com pequenos movimentos na intenção de criar calor através da queima de energia.
Mas o arrepio não ocorre apenas quando a temperatura interna cai, isto é, sentimos esta sensação a partir de outros motivos, como: sair da piscina em um dia de vento frio; beijo na nuca ou no pescoço; abraçar a si mesmo com os braços ao redor do torso; quando sentimos medo; aconchegar-se e utilizar isolantes térmicos com cobertores, enfim, existe uma infinita lista do que nos faz sentir arrepio, sendo que de pessoa para pessoa pode mudar. O arrepio tem como principal finalidade proteger o corpo das baixas temperaturas, sendo que o ar, considerado um dos melhores sistemas de isolamento térmico, quando em baixa temperatura é o principal causador do arrepio. Perceba que quando sentimos o arrepio os pelos ficam levantados, o qual tem a intenção de fazer com que uma camada de ar se encontre sobre a pele e atuando como um isolante térmico.
Desta forma, simultaneamente o organismo humano diminui o calibre dos vasos que percorrem a pele, isto é, estimula a vasoconstrição, no qual há redução de volume de sangue que passa pela pele. Assim, diminui-se a quantidade de sangue resfriado, evitando a perca de calor do corpo.

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário!

Tecnologia do Blogger.