Aprenda a amenizar sua tristeza


Não é sempre que podemos desfrutar de momentos de felicidades, a tristeza também pode fazer parte da nossa vida em certos momentos, é como diz Allan Xavier: ‘A vida é como uma tomada, só funciona com os pontos positivos e negativos’. O sentimento de tristeza pode vir a tona por diferentes motivos, mas é óbvio devido a momento em que algo nada vai bem ou que simplesmente não agrada, e até mesmo, pode ter como motivo lembrar de situações já vividas que deixaram más lembranças. Este sentimento expressa frustração ou desânimo em relação a algo ou a alguém, assim pode resultar no aparecimento de reações físicas e emocionais, como choro, depressão nervosa, insônia, falta de apetite, arrependimento e outros. Além disso, a tristeza pode ser resultante de outras emoções, como insegurança, egoísmo, inveja, baixa autoestima, desilusão e medo, sendo estas tais emoções não tratadas o quanto antes podem desenvolver a tristeza para a depressão nervosa, algo que acontece em casos extremos. No entanto, isso pode variar e depender com o estilo de vida de cada pessoa.
Contudo, são muitas as pessoas que confundem a tristeza com a depressão, e muito pelo contrário, estas se distanciam muito uma da outra, sendo que pode-se considerar depressão quanto aos sintomas, os quais duram mais do que o esperado. De acordo com especialistas, a tristeza e dor emocional podem ser divididas em cinco fases, as quais não possuem tempo determinado, sendo elas:
-Estado de choque: Estando em frente ao fato, não há nenhuma reação;
-Negação: Quando se dá conta do que ocorreu, não existe desejo em acreditar e muito menos aceitar;
-Raiva: Revolta com o fato e assim surgem mil e mil perguntas, principalmente aquela: ‘porque comigo?’;
-Desespero: Nas inúmeras tentativas sem sucesso para encontrar uma saída, logo vem a mente que não existe solução para o problema;
-Superação: Atitudes que fazem com que os problemas sejam deixados para trás, literalmente superados, ou seja, dar a volta por cima da situação;
Desta forma, é que você reconheça e aceite o ocorrido, dê tempo ao tempo e tenha o espaço necessário para isso. Tenha sempre alguém ao seu lado para desabafar, alguém que te ajude com conselhos positivos, alguém em que você possa ter confiança e se sentir mais seguro (a). Não queira apenas ficar trancado (a) no quarto chorando litros, como o velho ditado diz: ‘não adianta chorar pelo leite derramado’, assim, procure voltar a sua rotina e a ter foco. Se notar que não está conseguindo sair desta fossa, procure mudar a rotina do seu dia, faça atividades que possam lhe ajudar a trazer alegria e prazer. Dance, cante, pule, saia com os amigos, se divertir são as melhores alternativas para conseguir mandar a tristeza para longe. Além disso, evite pensar em seus problemas e nos últimos acontecimentos ruins, lembre-se de que se passarmos a levar tudo de ruim que pode acontecer na vida não iremos viver e nem mesmo caminhar para frente.

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário!

Tecnologia do Blogger.