Programa 'Luz Para Todos' cumpre meta e garante energia elétrica para 150 mil potiguares

O programa de universalização da energia elétrica já garantiu a instalação do serviço em quase 30.500 residências da zona rural do Rio Grande do Norte, 400 a mais que o previsto inicialmente.
Segundo o engenheiro da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e presidente do Comitê Gestor do 'Luz Para Todos' no RN, Pedro Bezerra, mais de 11% da demanda atendida são assentamentos rurais.
"Uma das prioridades do programa é justamente melhorar a qualidade de vida dos assentamentos rurais e comunidades quilombola", justifica. Pedro calcula que quase 20 mil assentados já foram beneficiados em todo o Estado.
Apesar de ter cumprido a meta estabelecida em 2004, o 'Luz Para Todos' mantém as atividades no Rio Grande do Norte. Segundo o Comitê Gestor, o programa passou a absorver toda a demanda de infra-estrutura da rede elétrica no Estado e a nova expectativa deve passar de 40 mil instalações. "Outros programas sociais dos governos federal e estadual atuavam paralelamente para suprir esta carência, e o 'Luz Para Todos' passou a concentrar toda a ação", explica.
Uma das razões para o bom desempenho do 'Luz para Todos' no Rio Grande do Norte, segundo Pedro Bezerra, está na gestão democrática. Ele afirma que a comunidade participa diretamente da definição das prioridades, através de representantes de sindicatos rurais, associações comunitárias, "e a prestação de contas é transparente, com conhecimento público sobre o custo de ligação nova".

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário!

Tecnologia do Blogger.